Publicado por: Livia Lins | 12 agosto, 2008

Europa – > América do Sul

Voltei.

Pro Rio, cidade de tantos pseudônimos e citações musicais.

AGORA TENHO ACENTOS E CEDILHA!!! hahaha

Alguns dizem que viajar é bom, mas voltar melhor ainda. No meu caso voltar foi ótimo e na hora certa. Certíssima, aliás, no dia dos Pais, pra amassar muito meu pai e avô.

Algo mudou e eu ainda não sei exatamente descrever o quê. Talvez nem chegue a saber um dia…

Pois bem, a Europa. Entendi muitas coisas. Não lembro se cheguei a comentar isso em algum post, mas a conclusão que eu cheguei é que não existe povo superior, mais evoluído, etc. O que existe lá e falta aqui são punições que funcionem. Porque se o pedestre lá não fosse multado ao atravessar fora do sinal, se você não pagasse um absurdo de taxa extra por desperdício de água ou energia, se você não fosse obrigado a colocar uma moedinha de 1 euro pra retirar o carrinho do supermercado e só recuperasse a mesma ao colcoar o carrinho de novo no lugar…ia ser tudo igual. O bolso é um fator de peso enorme numa sociedade.

Hoje eu entendo mesmo o europeu ser um pouco avesso a estrangeiros. É que nós vivemos num país de dimensões gigantescas e não sabemos o que é isso. Pois bem. Pensa que mesmo sendo um mesmo país, já rola um choque cultural considerável de uma região pra outra, principalmente com quem vem de outro estado fugindo da miséria e desemprego. São pessoas que geralmente tiveram pouquíssimo acesso a educação e vivem com o único objetivo de não morrer. Agora amplia isso não para regiões ou estados, mas para países diferentes, co, línguas diferentes, religiões e costumes diferentes, colados uns nos outros. Imagina você sair na rua, e ver o seu país infestado de estrangeiros mal educados e que impõem seus próprios costumes no local que permitiu que eles sobrevivessem. Eles têm suas razões.

Além disso, tem o fato de já terem atravessado e se reerguido de guerras. A Alemanha por exemplo, foi toda reconstruída por mulheres. Todos os prédios lá são antigos e têm uma parte tipo um porão que seria como esconderijo. O suposto egoísmo e individualismo deles também dá pra ser entendido quando a gente olha por esse lado.

Eu valorizei as coisas da nossa terrinha também. A Europa é linda, é, ok. Mas não se vê mais a natureza na sua forma livre nas grandes cidades, como a gente vê por aqui a toda hora. É tudo muito antigo e já foi mexido mil vezes pelo homem.

Brasileiro sabe ser feliz sem motivo. Junta 3 amigos, um violão com uma corda a menos, um isopor pra batucar e tá tudo ótimo. Ou nem isso. Bastam as presenças, vozes e ouvidos. Lá fora a necessidade de consumo e entorpecimento é bem maior, a felicidade depende sempre de um fator externo.

Dá pena de ver um país com tanto potencial ser jogado dia após dia e lentamente para o ralo…ih, deixa eu parar que senão esse assunto reeende…

Mas o pensamento que se repete a cada retorno meu pra casa, é que não existe dinheiro mais bem gasto que viagens. Vou recomeçar a juntar meu dinheiro e ano que vem não sei ainda pra onde vou, mas vou!

Por ora, em breve retorno aos meus rolezinhos básicos pelo Brasil mesmo. Centro-Oeste é meu próximo objetivo de longa distância…mas vou esperar a Lara e Fernando (casalzinho de Goiânia que conheci lá) voltarem da Alemanha para serem meus guias! 😀

Gostei disso de falar sobre viagens, e tô boba! O blog tem 1 mês e quase 2 mil visitas…

O próximo post será sobre a viagem que abriu MUITO BEM o ano de 2008: UBATUBA!

AGUARDEM…

E não sumam!

Ficam as fotos da minha despedida de lá e do primeiro reencontro com amigos daqui! \o/

Responses

  1. sampa tb tá sendo uma forma de aprendizado sobre eu mesmo. Acho que sair da zona de conforto nos faz ver na 3a pessoa. Estranho, né ?
    =)

  2. Mas… tchê!? Andas bem viajada, hein?! Bah… É só ficar sem saber o que fazes e quando vejo anda indo pra tudo quanto é lado.
    Aquele abraço \o/


Deixe um comentário

Categorias

